Pó de Granola do Jamie


Para que o novo livro do Jamie Oliver chegasse até mim foi uma aventura. Ainda o livro estava em pré venda, já o querido Miguel, sabendo a minha paixão pelo Jamie o tinha encomendado… Pensava ele. Em poucos dias o livro chega cá a casa (encomendamos sempre online de um site inglês até porque eu gosto de comprar as versões originais…). Ansiosa por poder folhear o livro deparo-me com uma capa conhecida. Afinal o querido marido enganou-se o tinha encomendado - mais uma vez o “Jamie´s Confort Food” em vez do novo livro. Depois disso meteram-se mil coisas pelo caminho. Acabar o novo livro, o meu aniversário, os cabazes de natal, e, mesmo na véspera de natal lá chega o “Everyday Super Food”. Com a azáfama do natal mal tive tempo de olhar para ele, mas deixei logo muitas receitas debaixo de olho.
Ainda antes de o ano acabar comecei a experimentar as primeiras. O pó de granola conquistou-me. Poder fazer uma granola sem adição de açúcar e gordura, a não ser o açúcar e a gordura natural dos frutos e frutas secas é algo que não se vê muito nas receitas de granola. E depois o sabor subtil a chocolate, café e o aroma da laranja, fazem mesmo a diferença.
Adoro-a em forma de papa, e também fica deliciosa com iogurte e fruta, e também a dou ao Zé Maria, que a adora e faz sempre “hummm” quando a come!
Experimentem durante o fim de semana e vão ver que não se arrependem!

(Já agora, se alguém estiver interessado no “Jamie´s Confort Food na sua versão original, digam alguma coisa!)



Ingredientes:
(receita in Everyday Super Food - Jamie Oliver, página 18)

500g de flocos de aveia finos
125g de frutos secos (usei uma mistura de nozes, avelãs, amêndoas e castanha do pará)
50g de sementes variadas (usei sementes de linhaça, girassol, sésamo e de papoila)
125g de frutas secas (usei figos, alperces e passas)
2 colheres de sobremesa de cacau em pó
1/2 colher de sopa de café em pó (não é café solúvel, é mesmo pó de café)
raspa de 1/2 laranja

Preparação:

Num tabuleiro grande que vá ao forno, misture os flocos de aveia com os frutos secos e as sementes e leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 15 minutos e mexendo de vez em quando, até que fiquem tostados.
Retire do forno, deixe arrefecer um pouco e acrescente as frutas secas, o cacau em pó, o café e a raspa da laranja. 
Misture bem e triture depois a mistura num robot de cozinha até ficar um pó grosseiro.
Guarde depois numa caixa ou frasco hermético.
As utilizações são muitas. Pode simplesmente polvilhar o pó de granola sobre iogurte natural e acrescentar fruta fresca, utilizar para fazer batidos e smoothies. No livro o Jamie Oliver ainda fala em utilizar a mistura para fazer panquecas ou até uma bebida quente.
Para já, além de misturar com fruta e iogurte natural, a minha maneira favorita de comer este pó de granola é em “papa”. Basta misturar cerca de 200ml de leite (normal, de soja, de arroz, de aveia ou de amêndoa) com 50g de pó de granola e levar ao microondas 2 minutos. 


Bom Apetite!

14 comentários :

  1. Anónimo10:31

    A minha irmã ofereceu-me este livro no Natal, e estou a investigar as receitas. Fiquei curiosa com esta receita (também já tinha visto referências a esta receita num blog), e é uma para experimentar, entre outras (a lista/"pilha de receitas" não para de aumentar!). Parece ser bastante prática e versátil. Estou curiosa com o seu novo livro e fico a aguardar a sua publicação. Quem sabe se haverá uma sessão de autógrafos na Feira do Livro de Lisboa deste ano? Um bom fim de semana, Sara Oliveira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sara,

      Este pó de granola é mesmo versátil e prático, e o que eu gosto mesmo são as diferentes maneiras de consumir o pó de garnola que o Jamie nos dá em sugestão. Desde que fiz que tenho comido todos os dias e até o Zé Maria gosta.
      Quanto ao livro novo, tenho a certeza de que haverá mesmo sessaõ de autógrafos na Feira do Livro de Lisboa.
      Entretanto já comi quase todas as bolachinhas que me enviou, e são todas deliciosas. Muito obrigada pelo mimo que adorei mesmo.

      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  2. Epá!!! Agrada-me a ideia de uma granola sem açúcar e gorduras adicionadas. Muito obrigada pela partilha. Vou experimentar!!!

    Tânia Tiago
    Bimby & Sabores da Vida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tânia,

      Realmente assim torna-as mais saudável. E nem se dá pela falta de nada porque os frutos ecos já têm gordura, e as frutas o açúcar necessário.
      Vale a pena experimentar.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
    2. Feito e aprovado. Obrigada.
      Se quiser dar uma espreitadela de como ficou a minha :)

      http://bimbysaboresdavida.blogspot.pt/2016/01/po-de-granola-do-james-oliver.html

      Bjinhos!!!

      Tânia Tiago
      Bimby & Sabores da Vida

      Eliminar
  3. Olá Joana,
    Estou interessada no livro em duplicado =) Se quiser, pode mandar-me para o email curado.sonia@gmail.com o valor e essas coisas.

    Um beijinho,
    Sónia Curado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Sónia.
      Já lhe enviei mail.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  4. Gostei muito da granola mas gostei ainda mais de saber que iremos ter mais um livro da sua autoria...hummm tão bom, como diz a minha filhota...Espero que seja para breve. obrigada por partilhar connosco.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claúdia,

      Obrigada! O novo livro deverá sair em Março.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  5. Anónimo13:02

    Olá Joana,
    Muito Obrigada pela partilha.
    Sempre fiquei algo reticente em experimentar, porque as granolas que via levavam mel, ou outros ingredientes que normalmente não tinha em casa.
    Gostei desta por não ter nada disso...
    Bjs, Teresa C

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Teresa C.

      Eu faço regularmente granola e esta é realmente e mais versátil, exatamente por ser reduzida a "pó". E ainda por cima essa enorme vantagem de não ter açúcar e gordura adicionado. E é ainda melhor para os miúdos - apesar do café que leva que, por dose é um valor muito residual...
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  6. Hummmmm.. Parece muito boa. Eu fico encantada com as fotografias. Quem me dera saber fotografar assim ... Parabéns TAMBEM por essa arte! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sónia,

      Muito obrigada pelas suas palavras.
      Tenho-me mesmo esforçado muito para melhoras as minhas fotos.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  7. Anónimo12:38

    Olá Joana! Muito obrigada pela receita :) Parece deliciosa e estou desejosa de a fazer em casa! Qual o cacau em pó que utilizou? Um beijinho. Vanessa

    ResponderEliminar

Imprimir