Batata Doce Assada com Tomilho e Alho


As minhas idas ao mercadinho biológico do botânico têm sido escassas nestes últimos tempos. Os fins de semana têm sido passados a correr, entre workshops e outras coisas e quase que nem tenho tido tempo de lá passar. Andava desesperada por uma solução que se encaixasse nesta rotina, e parece que ouviram as minhas preces. Depois de alguma procura, e porque o meu tempo nem sempre dá para tudo o que eu quero, descobri um cabaz ao domicílio, biológico, e que me satisfaz. A Dona Rosa (poderão encontrar a página no facebook: https://www.facebook.com/dona.rosa.bio/?fref=ts) faz entregas em casa, na zona de Coimbra e além disso vende no Mercadinho do Botânico. Portanto a qualidade eu já conhecia, e agora posso ter os produtos que eu gosto e quero, mesmo quando não me posso deslocar lá e comprar diretamente à D. Rosa.
No meu primeiro cabaz, entre muitas outras coisas, vieram batatas doce, roxa e amarela, que me inspiraram desde logo! Um prato de batatas coloridas!
Das coisas muito simples que se vão fazendo aqui por casa como acompanhamento de carnes assadas ou grelhadas. Estas batatas ficam tão bonitas, que fazem a mesa parecer logo de festa, ainda que estejam a acompanhar um simples frango assado ou uma picanha grelhada. 
Deixo-vos a sugestão, como ideia já a pensar nas mesas de festa que se avizinham, ou apenas para terem uma mesa mais bonita - porque os olhos também comem - nas vossas receitas de todos os dias.

Este sábado, dia 26 de Novembro, das 10h âs 13h,  vou estar na Colher de Chá, em Ovar - Furadouro, para um workshop, das 10h às 13h e com o tema de "Receitas para mesas de Festa". Inscrições e informações em geral@colherdecha.pt.
Dia 1 de Dezembro no Porto, aos Workshops Pop-up, das 15h às 18h para fazermos “Presentes de Comer”. Para se inscreverem e para outras informações info@workshops-popup.com.

Ingredientes para 4 pessoas:

1 batata doce grande de polpa amarela
1 batata doce rande de polpa roxa
sal e pimenta q.b.
azeite q.b.
2 dentes de alho
tomilho fresco q.b.

Preparação:

Lave bem as batatas escovando a casca e seque-as bem. Com uma faca afiada ou com a ajuda de uma mandolina (eu prefiro usar a minha mandolina Borner, pois é muito mais rápido e fica tudo direitinho!) corte-as em rodelas com cerca de 2mm de espessura.
Alternando entre as rodelas de batata doce roxa e amarela, disponha-as em circulo, num pirex ou recipiente que possa ir ao forno, de modo a fazerem um efeito bonito. Tempere depois com sal e pimenta, com o alho picado finamente, as folhas de tomilho fresco e regue com azeite.
Tape com papel de alumínio e leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 35 minutos ou até as batatas estarem cozinhadas e macias. Se quiser retire o papel para tostar um pouco.
Sirva como acompanhamento de carnes assadas ou grelhadas, ou, para algo diferente junte-lhe uma colher de pesto caseiro e um ovo escalfado para uma refeição sem carne ou peixe.

Bom Apetite!


7 comentários :

  1. Anónimo09:46

    Gosto desta ideia! É diferente e bastante colorida!
    É algo para fazer, pois vario um pouco a preparação da batata doce. Não será tão colorido como o seu, pois só tenho batata doce normal (de polpa amarela) e batata doce branca (mais pequena que a outra, que costumo ver nos vendedores de origem africana a vender próximo da minha praça).
    Os cabazes, biológicos ou não, com a hipótese de entrega ao domicílio, são uma forma prática de receber os produtos, quando uma pessoa não tem oportunidade de fazer as compras no mercado.
    Experimentei uma vez comprar um cabaz biológico com entrega ao domicílio, mas desisti porque os horários/dias de entrega não coincidem com os meus horários de chegada a casa. Espero que a situação mude, quando abrirem a loja na quinta, e possa comprar diretamente os produtos (é próximo da minha casa).
    Tenho pena que não existam mercados biológicos na minha área residência. Os próximos são em Cacilhas (4ªs feiras, à tarde ), Almada (Sábados), e os de Lisboa (Campo Pequeno, Campo de Santa Clara, Parque das Nações, aos Sábados), sendo impossível deslocar a eles porque são distantes ou estou a trabalhar (trabalho em Lisboa). De vez em quando, dedico um Sábado para investigar o mercado do Campo Pequeno, e os supermercados biológicos (em Lisboa), para ver os produtos.
    A situação "mais próxima do biológico", que tenho dos cabazes é a cesta da Fruta Feia (não é biológico, mas tem menos recurso a produtos químicos, e as frutas/legumes são muito saborosos), pois é mais pequena, de acordo com as minhas necessidades, e fácil de transportar para casa. Aderi ao projeto, porque concordo com a ideia de evitar o desperdício. Acho um pecado deitar produtos fora, só porque não têm medidas standard para os canais de distribuição.

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito bem lembrado o projeto Fruta Feia! Tenho pena que não tenham delegação na minha zona pois é uma ideia a apoiar.

      Eliminar
  2. Mas que aspeto tão bom !

    ResponderEliminar
  3. Sim, bem bonitas! Gosto mt de batata doce :) Tenho pena ñ pode ir ao workshop, mas no próx sábado tenho (mais) trabalho das 9h às 17h :) Diverte-te! Bjinhos.

    ResponderEliminar
  4. Está mesmo muito bonito!

    ResponderEliminar
  5. Anónimo09:56

    Olá Joana. Gosto muito do seu blog, mas parece-me que não dá muito atenção aos comentários: ou não responde ou então deixa que publiquem comentários que nada têm a ver com o post, como esses 2 que estão mais acima, dum senhor italiano! obrigada - não é necessário publicar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Obrigada pelas suas palavras!
      Eu não faço moderação de comentários, o que quer dizer que assim que decidem publicar um comentário ele aparece imediatamente aqui - como o seu.
      Quanto a responder, eu geralmente respondo, mas não consigo responder todos os dias a todos os comentários - porque não é só aqui, é também no mal e no facebook. Vou respondendo conforme consigo. Mas acredite que estou sempre disponível e atenta a tudo o que escrevem.
      Quanto aos comentários do senhor italiana, eram spam e já os removi.
      Obrigada!
      Joana

      Eliminar

Imprimir